Banner Sobre Cárie
Bioquímica na Odontologia
terça-feira, 14 de junho de 2016
Carboidratos – Ingestão Moderada.
Carboidratos – Ingestão Moderada.
Carboidratos são moléculas de
açúcares, glicídios que conseguem produzir através de sua ingestão energia para
um excelente desempenho de funções vitais de organismos vivos. A sua ingestão
no organismo faz com que os açúcares presentes nos alimentos realizem de forma
rápida e eficaz a produção de energia a ser consumida no seu desempenho . A sua
ingestão deve ser moderada, pois uma grande ingestão de açúcares pode ocasionar
alguns problemas como excesso de peso.
Todo carboidrato é uma molécula
produtora de energia e que essa energia advém dos açúcares encontrados nessa
molécula. Existem carboidratos simples, onde a absorção pelo organismo é bem
mais rápida ocorrendo a produção de energia e o acúmulo de reserva de açúcar o
que pode vir a desencadear um excesso dessa substância no organismo podendo levar há um grande
aumento de peso no ser humano, o que já difere no consumo de carboidratos mais
complexos, que devido a sua estrutura, o
organismo consegue se manter saciado por um período mais longo e a quebra de
suas partículas são mais lentas, favorecendo a não absorção tão imediata do
açúcar presente no carboidrato sem resultar no ser humano um acúmulo
desnecessário que pode leva-lo a obesidade.
A ingestão de carboidratos é
fundamental para o bom desempenho e funcionamento de organismos vivos, no caso
dos seres humanos deve-se apenas ter um controle moderado dessa ingestão para
que não venha a ocorrer um excesso de consumo que consequentemente irá gerar um
caso de aumento de peso pelo grande acumulo de açúcar no organismo, podendo vir
a resultar em um caso de obesidade.
(Marcelino Brito)
Redação sobre Carboidratos:
Carboidratos
A junção de três tipos de moléculas
dão origem a um Carboidrato, moléculas essas de carbono, Hidrogênio e Oxigênio.
Os carboidratos sendo simples ou complexos funcionam nos organismos vivos como
produtores de energia e componentes auxiliares estruturais. Energia essa
possível pela sua composição resultante em açúcares e estruturas formadas
através de carboidratos mais complexos.
De fato um organismo vivo necessita
de energia para realizar as suas funções de maneira eficaz, como ocorre no
processo de respiração celular que sem os compostos encontrados nos
carboidratos seria impossível ocorrer, isso por que é através da ingestão no
caso dos seres humanos de alimentos ricos em carboidratos, no caso dos vegetais
o consumo ocorre de forma diferente, as plantas de forma geral utilizam-se da
fotossíntese para produção de energia a ser utilizada em seu organismo.
Pode-se concluir que, carboidratos
são a origem primário de fonte produtora de energia necessária para manter
atividade funcionais de organismos vivos, que sem essas propriedades não teriam
como desempenhe suas funções de forma isolada ou independente. A ingestão moderada
de alimentos ricos em carboidratos auxilia nesse processo garantindo que o
organismo seja suprido de suas necessidades e conseguindo assim se manter ativo
e com desempenho eficaz nas suas funções.
( Marcelino Brito)
Congressos & Simpósio![]() |
2º Simpósio de Endodontia e Microscopia OperatóriaData: 30 de setembro de 2016Local: São Paulo – SP
Informações: http://www.apcd.org.br/endodontia/
|
Assinar:
Postagens (Atom)


